“Game of Thrones: O ataque de Drogon”: saiba como foi feita cena mais grandiosa da série até agora

Voltei! Para falar de Game of Thrones, claro.

Lembra do trabalhão que deu para gravar o episódio da Batalha dos Bastardos na sexta temporada? Pois é. Agora pensa filmar uma batalha com efeitos especiais e coisas pegando fogo por todo canto. Foi difícil, mas Game of Thrones conseguiu! E ainda bateu recorde.

Vem comigo ver os números loucos (só assim para descrever) da gravação da batalha entre Jamie Lannister e seu exército contra Daenerys, Drogon e os dothrakis.

A cena foi filmada em Cáceres na Espanha e deu muito trabalho. O diretor do episódio, Mark Shakman, revelou que tentou focar no ponto de vista do Jamie: “Como seria sofrer um ataque de dragão?”.

E é justamente o elemento dragão que tornou a cena ainda mais complicada. Além de dois exércitos grandes com seus cavalos duelando, era preciso o trabalho da equipe de efeitos especiais e um elemento perigoso: DRACARYS (fogo de dragão em valiriano rsrs)!

“Algo como essa batalha envolve vários departamentos diferentes. Todos trabalhando no máximo de suas habilidades”, explicou a produtora Deborah Riley. Tudo foi filmado como se fosse um trem, um trem com 27 vagões que iam se explodindo ao longo da cena. Por causa disso, a atenção aos detalhes era bem grande. Foram usados diferentes tipos de cinzas (isso mesmo!) e até tinta preta ecológica para deixar tudo com aquela cara de tostado.

E como são vários momentos de uma única batalha, frequentemente tudo precisava ser reorganizado para um take de outro ângulo ou ponto de vista. Além de levar em consideração o “estágio de queimadura” das coisas.

Anota comigo as câmeras:

  •   de 4 a 7 câmeras de uma vez para filmar um único ângulo
  • 3 carros equipados com câmeras para cenas em movimento
  • 1 câmera “spider” para filmar cenas em velocidade e do alto
  • 1 super drone (que mais parece um mini helicóptero) equipado com câmera

“Tudo isso para a gente conseguir sobrevoar as coisas de maneira segura e conseguir capturar todos os elementos de um dragão na frente da câmera ou acima dela”, disse Chris Newman, produtor.

Mas e o Drogon?

As cenas do nosso querido dragão voando foram filmadas em estúdio em Belfast, na Irlanda. Desta vez, foi usado um mecanismo muito maior que aquela espécie de touro mecânico que já vimos anteriormente para fazer parecer que Emilia Clarke estava de fato pilotando a coisa.

“Era como estar em um parque de diversões. Você está presa e precisa parecer que está controlando a coisa quando tem um monte de coisas acontecendo… é preciso usar cada tiquinho de imaginação que você tem”, disse a atriz.

Dracarys!

As cenas envolvendo explosões e ataques de fogo foram muitas e a equipe precisou se preparar muito para que o resultado ficasse crível.

A cena em que Drogon coloca fogo numa sequência de carruagens e equipamentos dos Lannister foi uma das mais difíceis já feitas em GoT.

Sam Conway é o especialista em fogo no set da série e ele foi o responsável por organizar todo fogo do episódio. Antes de fazer acontecer no set, eles testaram as sequências em um estúdio em Madrid, na Espanha.

Como funcionou o fogo de dragão? As cenas em que Drogon abre o bocão para tacar fogo em tudo foram feitas em estúdio para que os efeitos visuais fossem colocados posteriormente. Mas Conway precisava fazer no set as explosões do cenário como se estivessem sob o efeito do fogo vindo do dragão.

O mais difícil era sincronizar tudo. Fazer as coisas terem o tempo certo para casar com o já filmado no estúdio. Trabalhoso, né?

Os dothrakis

O exército de Daenerys não é o típico exército de batalhas de Westeros e para dar esse feeling, mais uma vez a “Mestre dos cavalos” entrou em ação. Sim, GoT tem uma pessoa responsável apenas pelos cavalos usados em cena, o nome dela é Camila Naprous e ela arrasa.

Depois das cenas incríveis em “Batalha dos Bastardos”, ela resolveu que talvez fosse mais legal ter os dublês de pé sobre os cavalos para dar a impressão de que os dothrakis não são qualquer exército.

A partir desta ideia, eles construíram uma cela especial e o coordenador de dublês começou a treinar o pessoal com cavalos. Na hora da filmagem, tinham de fato vários homens de pé sobre cavalos em alta velocidade.

“Grande parte dessas batalhas tem efeitos especiais então eu espero que as pessoas percebam o quanto fazemos mesmo, que são de fato dublês em pé em cavalos e atirando flechas”, disse o showrunner David Benioff.

Fogo nos dublês

Agora, se tudo isso já era coisa para caramba, o impressionante mesmo foi fazer as imagens do exército Lannister em chamas.

“Queimamos mais pessoas numa única cena e numa única sequência do que já foi feito na história da TV”, explicou o diretor Matt Shakman. Foram 20, eu disse VINTE, homens “queimados” em uma cena ao mesmo tempo. É de fato um recorde em cenas do tipo.

Um dos problemas era que quanto mais gente pegando fogo em cena, mais riscos reais a cena tinha. “Foi enervante. Quando você tem tanta gente pegando fogo assim muito próximo, os riscos são altos. Eu queria que os homens do entorno fossem se afastando do meio para que eles ficassem os mais distantes possível uns dos outros “, disse Conway.

Para isso, os dublês tinham uma espécie de coreografia para a cena. Durante o processo em que os dublês estão envoltos em chamas, eles precisavam segurar a respiração e manter a calma para que a adrenalina não atrapalhasse nada. Além disso, usaram roupas especiais para conter o calor.

O resultado de todas essas loucuras foi esta batalha incrível! Ufa!

Veja o vídeo completo aqui

 

 

 

 

Anúncios

Sobre Tati Regadas

Jornalista, viciada em séries e cultura pop.

Publicado em 07/08/2017, em Game of Thrones, Não categorizado, séries. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: