Game of Thrones: ‘Batalha dos bastardos’ levou 25 dias para ser filmada; veja números impressionantes

jon-snow-battle-of-the-bastards-game-of-thrones

A “Batalha dos bastardos” de Game of Thrones foi tão incrível que me motivou a sair da tumba para fazer um post especial por aqui. Se você não viu, meu amigo, volte aqui depois porque the night is dark and full of spoilers. 

ramsaysnow

O penúltimo episódio da sexta temporada da série mostrou a batalha entre Jon Snow e Ramsay e foi épico! Muita lama, muito sangue, a gente com a respiração presa até o final e, olha, deixa eu te dizer que não foi fácil colocar aquilo no ar.

Em entrevista à revista americana “EW”, o diretor do episódio Miguel Sapochnik revelou alguns números impressionantes. Para começar, só para filmar a cena da batalha (do início até o momento em que eles tomam Winterfell) foram necessários 25 dias. Isso mesmo, VINTE E CINCO dias!

Agora segura na minha mão que os números são grandes:

  • 25 dias para filmar
  • 500 figurantes (que viraram 8 mil homens com ajuda de efeitos especiais)
  • 80 cavalos
  • 65 dublês
  • 7 atores principais
  • 600 pessoas na equipe (maquiadores, figurinistas, câmeras…)
  • 10 horas para gravar uma única cena de porrada
  • 13 repetições de um sorrisinho maligno

Para Spochnik a logística da gravação já era uma grande batalha: “É uma batalha sem as mortes. Por exemplo: o número de dias que filmamos e onde filmamos. O que acontece se chover? Como a gente alimenta 600 pessoas por dia? Não me entenda mal, eu pessoalmente não tenho que decidir nada sobre isso, mas as decisões criativas que eu tomo são diretamente influenciadas por preocupações práticas como estas. Toda vez que filmamos os avanços dos cavalos levamos 25 minutos para retirar a neve falsa e as marcas de patas do campo. Então quantas vezes podemos filmar isso por dia sabendo que precisamos de mais tempo para resetar tudo do que para filmar a cena em si?”.

Deu pra cansar só lendo isso, né? Mas pera que não acabou.

Os efeitos

Um fator importante foi transformar os 500 figurantes em cerca de 8 mil homens lutando e se matando em meio a cavalos, lama, espadas e flechas. A equipe de  efeitos especiais trabalhou bastante: “Você tem dois exércitos enormes em oposição, mas apenas alguns figurantes então vai precisar replicar isso várias vezes.Temos coisas acontecendo que você não consegue filmar na realidade… temos um gigante socando cavalos! Filmamos os cavalos caindo e marchando em direção um ao outro para usar como elementos, mas tínhamos coisas novas que nunca fizemos antes na série. É divertido e excitante, mas também desafiador. “, disse Steve Kullback, produtor de efeitos visuais.

battle

Outra coisa que deu um trabalhão foi montar aquela pilha de corpos. Tudo fake, mas bemmm real. Isto porque cada um dos corpos falsos estava vestido com o figurino certo como se fosse um dos atores da cena. “Tínhamos que ter os escudos das casas e as bandeiras… os bonecos dos cavalos tinham que ter selas. Mesmo sabendo que aqueles corpos eram falsos foi bem emocionante”, disse Deborah Riley, uma das produtoras da série.

horse

A cavalaria

Os cavalos deram um show a parte na batalha e dão um trabalho danado. A série tem uma pessoa responsável apenas por cuidar dos bichos e- segundo os criadores D.B Weiss e David Benioff- ela tava louca para fazer uma cena, digamos, mais animada. E conseguiu!

Para que nenhum deles se machucasse em cena e nem os atores, o coordenador de dublê ajudou a criar uma espécie de balé para causar a impressão de que eles estão em combate, mas na real estão apenas lado a lado. “Criamos túneis imaginários para que eles parecessem estar se chocando, mas na verdade estão apenas passando lado a lado”, disse Camila Naprous, a moça dos cavalos que é conhecida no set como “a mestre dos cavalos” <3.

A cena mais perigosa com os animais envolvia Kit Harrigton, nosso menino sabe-nada Jon Snow. Quando ele se vê sozinho com a cavalaria vindo em sua direção a sensação que temos é muito real de que ele vai ser atropelado. Isso porque a cena foi feita com 40 cavalos correndo de verdade e a toda velocidade na direção de Kit.

“Até o último minuto eu fiquei ali encarando aquela cavalaria avançando… o que foi bem assustador. Fiquei um pouco chateado porque todo mundo vai achar que é computação gráfica e não era”, disse ele.

Game_of_Thrones_Season_6_Anatomy_of_A_Scene_The_Battle_of_Winterfell_HBO

Bastardo X Bastardo

Depois de tudo isso, você pensa: filmar Jon socando o imbecil do Ramsay foi fácil, certo? Errado. Para sair tudo bem perfeitinho, eles dedicaram um total de DEZ horas apenas filmando Kit Harrington descontando sua raiva em Iwan Rheon.

“Eu queria que tivéssemos essa cena de todos os ângulos possíveis”, disse o diretor Miguel. Já imaginou? Dez horas com Jon Snow em cima de você??? Sim, você imaginou a versão romântica. Mas sabemos que Iwan não teve essa sorte. #JFTRamsay (JFT=já foi tarde).

porrada

Para Iwan, gravar tudo isso foi na verdade bem legal: “Sempre quis fazer uma cena com Jon Snow. É legal ver os dois bastardos se enfrentando”. Já para Kit, a cena forte teve um peso: “É uma momento horrível quando você vê o seu herói ir um pouco além. Para mim, é isso que mudou no Jon. Aquele monstro cresceu nele um pouco. E acho que (a cena) deve ser perturbadora para os telespectadores”. E para resolver esse problema, o diretor deu uma dica para o ator: “O Jon não é mais humano. Ele não sente nenhuma empatia por este sujeito.”

sangue

 

O sorrisinho de Sansa

O episódio foi pensado de maneira tão meticulosa que até mesmo o sorrisinho de Sansa depois de alimentar a cachorrada com a carne podre do bastardo Bolton levou tempo. Os criadores e produtores da série, D.B e David, fizeram Sophie Turner refazer o sorrisinho cerca de 13 vezes.

“É um momento tão forte para ela porque por toda sua vida ela foi afetada por esses homens, que fizeram coisas tão horríveis com ela. Este é o primeiro momento que você a escuta dizer ‘Isso não vai me afetar. Sou mais forte que isso’. É a minha cena favorita”, disse Sophie. You go, girl!

sansa

 

Anúncios

Sobre Tati Regadas

Jornalista, viciada em séries e cultura pop.

Publicado em 20/06/2016, em Não categorizado. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: