Stacy Martin, a estreante que rouba a cena em ‘Ninfomaníaca’

stacyStacy Martin era uma desconhecida antes de se tornar a musa de Lars Von Trier no filme “Ninfomaníaca”. A atriz tem apenas 22 anos, mas encarou o desafio de viver a fase jovem de Joe, personagem principal do longa, e assim ser filmada completamente nua e em cenas pra lá de ousadas (o filme tem cenas de sexo totalmente explícitas). Não é tarefa fácil para uma iniciante. Provavelmente, em duas horas de filme, Stacy aparece nua muito mais vezes do que atrizes mais experientes apareceram em toda a carreira, mas tira de letra e deixa a gente com a impressão de que ela tem anos de experiência tamanha desinibição.

Não é o caso. Até outro dia, Stacy trabalhava como modelo em Londres, mas a carreira no mundo da moda não foi muito pra frente porque Martin era considerada baixinha. Ela usava os trabalhos com moda para pagar seus cursos de teatro até que apareceu a oportunidade dos testes para “Ninfomaníaca”. A semelhança com Jane Birkin, mãe da atriz Charlote Gainsbourg (que vive Joe na fase adulta), não lhe ajudou a conseguir o papel. Aliás, foi por causa da semelhança que ela precisou de três testes para convencer o diretor Lars Von Trier de que era a pessoa ideal para a personagem.

Para filmar cenas de sexo tão explícitas, os atores foram substituídos por atores pornôs e depois inseridos digitalmente. Em entrevista ao jornal “The Independent”, Stacy falou sobre a experiência: “Não fizemos nada sexual, esta parte ficava para os dublês pornôs. É uma indústria totalmente diferente. As estrelas pornôs finalizam o trabalho por você, nunca pensei que teria uma dublê pornô.”

Em outra entrevista, ela conta que as cenas eram muito técnicas: “As pessoas diziam: ‘Mas você vai ficar excitada’ e não, não fiquei. É a situação menos excitante em que já estive na vida porque tem alguém te mandando mexer o dedo mindinho, e tem pontos de captura de movimento colados no seu corpo… É tudo tão mecânico e técnico que até me perguntava se iria funcionar. De alguma forma funciona!”

E funciona mesmo. É difícil de acreditar que as cenas vistas no telão não foram feitas pelos atores. Há muita nudez, muito sexo, mas tudo está inserido no contexto da história. Nenhuma nudez é gratuita em “Ninfomaníaca”. O que não significa que a atriz esteja totalmente confortável em se ver no longa:  “Estou nervosa com meus pais assistindo. Minha mãe, naturalmente, está muito protetora. É estranho para mim me ver fazendo sexo. Acho que vou tapar meus olhos”.

Se assistir é um problema, filmar não parece ter sido. Stacy vive lindamente as diferentes fases da jovem Joe. Justamente por ser uma estreante, ela deixa-sob a batuta de Von Trier- as suas novas experiências refletirem nas da personagem e em seus anseios, suas descobertas e seus momentos de prazer. Certamente a jovem Joe tem um pouco da jovem Stacy.

Apesar da grande estreia, Stacy parece estar ciente de que este foi o primeiro passo em sua carreira: “Eu tive a chance de fazer o que amo e realmente espero que possa fazer de novo. É tudo que quero”, disse à “V Magazine”. O título de musa ela já tem.

Stacy-Martin-as-Young-Joe

Anúncios

Sobre Tati Regadas

Jornalista, viciada em séries e cultura pop.

Publicado em 21/01/2014, em atriz, cinema, filme e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: