Aos 16 anos, Lorde chega ao topo das paradas na contramão da ostentação

lorde-billboard-650-430Dá licença Miley Cyrus e Katy Perry, que tem uma nova garota na parada. Lorde, jovem neozelandesa de 16 anos, atingiu um feito histórico: se tornou a mais jovem artista a alcançar o topo da parada Billboard em 26 anos com a música “Royals” e desbancou Miley e Katy, que se revezavam no topo há semanas com “Wrecking Ball” e “Roar”, respectivamente. Seu primeiro álbum foi lançado em março de 2013, mas a cantora tem contrato com a gravadora Universal desde os 13 anos.

Apesar da pouca idade, ela não está para brincadeira. Seu primeiro hit é uma crítica feroz aos artistas que vivem de cantar suas riquezas. Se Ryan Lewis e Macklemore fizeram graça do estilo exagerado dos rappers, Ella Yelich O’Connor ( o nome verdadeiro de Lorde) dá na cara dos artistas pop do momento: “Toda música é Crystal, Maybach, diamantes no seu relógio, jatinhos, ilhas e tigres em coleiras de ouro. A gente não se importa, não estamos nem aí para o seu caso de amor. Nunca seremos realeza, não está em nosso sangue. Este tipo de luxo não é para nós, temos vontade de um tipo diferente de novidade”, diz a letra.

Em entrevista à revista “Interview”, ela é direta: “Eu ouvia muito Nicki Minaj e Drake e cantoras pop como a Lana Del Rey. Eles cantam sobre tanta opulência, coisas com que eu não conseguia me relacionar, nem ninguém que eu conheça. Como estamos ouvindo isso? É completamente irrelevante”.

o-LORDE-facebookLorde vai na contramão da ostentação do pop e do hip-hop. Tem um tom sombrio para uma menina de 16 anos, mas a culpa é da timidez, que ela tenta balancear com a vontade de ser sim uma cantora famosa. Apesar de não ter os refrões chicletes e cantar sobre beijos e ex-namorados, a juventude está nas letras e aparece em músicas como “White teeth teens”, em que ela diz que não é como os adolescente de “dentes brancos”.

O legal da cantora é que as músicas são ótimas e, por enquanto, ela faz o que propõe: produz canções que retratam a sua realidade e não tem medo de criticar o que ela considera superficial.

Anúncios

Sobre Tati Regadas

Jornalista, viciada em séries e cultura pop.

Publicado em 10/10/2013, em É pop, cantora e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: