MDNA 2012: Por que Madonna continua relevante

Image

Lá em 2011 eu comemorei por aqui que Madonna ia estar de volta em 2012. Acontece que o álbum MDNA é bem fraco. Não teve nenhum hit daqueles que tocam loucamente em todas as rádios, todas as festas, todos os Ipods… Pra quem é fã ( e eu sou) foi possível achar músicas legais no CD, mas não dá pra dizer que MDNA é um ótimo álbum.

Apesar disso, comprei empolgada o ingresso (pista premium!) para o show no Rio ainda em maio. Acontece que quando dezembro chegou e com ele a Rainha do Pop e sua equipe, eu já não estava tão animada. Não gostei daquele show no teatro Olympia em Paris (que não deveria ter acontecido, né?), não estava feliz com setlist… Mas bastou um show para eu me lembrar por que amo Madonna.

MadonnaVogueTRegadasEu amo Madonna porque ela é profissional, direta e coerente. Provavelmente a maior profissional do showbusiness. Ela não tem 30 anos (muito bem sucedidos) de carreira à toa. Seu maior feito não foi abrir as portas do mundo pop para as mulheres nem chocar meio mundo falando o que pensa e fazendo clipes ousados. Seu maior feito é se manter relevante.

Só pra se ter uma ideia: as 30 músicas mais tocadas da carreira dela são uma mistura de hits de diferentes fases. O top 3? “Vogue” (1990), “Like a Prayer” (1989) e… “4 Minutes” (2008-de apenas quatro anos atrás!).

Esta foi a segunda turnê dela que eu vi ao vivo. E dessa vez vi TRÊS vezes.  O CD não é bom, mas Madonna é muito boa. E sabe o que faz.

A distância que se sente quando ela está fora do palco não faz parte do show. Ali é o território dela, é o que ela faz de melhor e para isso que ela se esforça. O resto é resto e ela não está interessada em ser a famosa mais simpática, em andar exibindo seu corpo (repare que ela reserva isso para o palco), em aparecer chocando em algum tapete vermelho nem em dar mil entrevistas.

Madonna está (e sempre esteve) interessada em se fazer ouvir. E ela o faz melhor no palco. Ao contrário do que muita gente pensa (inclusive vários fãs), nem tudo é blá blá blá no discurso dela e as suas “ousadias” não são apenas para chocar os pudicos de plantão.

Não, ela não virou nenhuma velha gagá que não sabe mais como se portar perante a sociedade. Sim, ela tem 54 anos, mas foi uma mulher que desde que se lançou lá em 1983 fez questão de mostrar que o legal é ser livre, que as pessoas podem ser aquilo que querem, que entre o feminino e o masculino existe muita coisa, que as mulheres podem ser independentes e que as minorias devem ter o seu espaço.

12-06-13-madonna-mdna-tour-rome-alessio-0058-sQuando ouço as pessoas falando que ela está velha, que deveria parar ou que ela não deveria ficar tirando a roupa no palco, fico um pouco chocada. Então Madonna deveria mudar tudo o quê sempre foi e fazer um novo discurso para agradar um público cada vez mais hipócrita? Me desculpe, mas se você pensa assim não entendeu nada do que ela vem dizendo durante esses 30 anos e, nossa, que preguiça de você!

É claro que a idade muda algumas coisas e com ela não é diferente. Tentei fazer um exercício de pensar no que ela pretende fazer daqui pra frente: realmente não sei o que esperar.

Não creio em uma turnê maior do que essa, mas espero (de todo o meu coração) que ela continue a se reinventar de forma que seu discurso nunca tenha que mudar. Exatamente como fez até agora.

Seja numa turnê arrasadora ou produzindo ou escrevendo ou só cantando, eu torço para que ela continue relevante porque são poucos os artistas que agregam algo ao seu discurso de verdade. Não existem outras Madonnas no mundo do entretenimento.

Muitas se propõe a ser e não digo isso me referindo a nenhuma rixa boba ou dizendo que todo mundo que veio depois só quer imitá-la. Nem acredito nisso. Mas acredito que este poder de reinvenção se mantendo sempre tão profissional, tão coerente e tão livre é um dom para poucos. E é algo que ela tem. Long live the Queen (with no fear)!

Anúncios

Sobre Tati Regadas

Jornalista, viciada em séries e cultura pop.

Publicado em 11/12/2012, em É pop, cantora, madonna, pop, show e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: