Por onde andam os vencedores de ‘American Idol’?

“American Idol” é o pai dos programas de calouros na era dos reality-shows. Dificilmente você nunca ouviu falar do programa ou nunca se deparou com um vídeo de algum candidato no YouTube.  Há 11 anos, a gente se empolga em ver como tem gente talentosa (e maluca também) na terra do Tio Sam com as audições e torce para que o nosso favorito ganhe um contrato e vire um astro da música mundial.

Pensando nisso, resolvi fazer um “Por onde anda?” especial do Idol. Alguns vencedores ainda estão por aí, outros sumiram e há ainda aqueles que não ganharam mas conseguiram fazer sucesso. Vem comigo porque… THIS IS AMERICAN IDOL!

Season 1- Kelly Clarkson: Desde que foi coroada a vencedorada do programa, ela já gravou cinco álbuns. Os dois primeiros tiveram músicas de muito sucesso  como “A Moment Like This”, “Because of You” e “Breakaway”.  Ela teve uma baixa na carreira quando se recusou a seguir diretrizes da gravadora e teve o álbum “My December” boicotado. O quarto álbum “All I Ever Wanted” rendeu uma indicação ao Grammy e uma turnê mundial bem sucedida. Seu álbum mais recente “Stronger” trouxe Clarkson de volta ao topo das paradas com a música de mesmo nome.

Season 2 – Ruben Studdard: Seu álbum de estreia vendeu bem, mas ele não conseguiu emplacar hits. Chegou a lançar um álbum gospel em 2005 mas voltou para o R&B em seu seu terceiro álbum. Com poucas vendas, ele perdeu seu contrato com a gravadora J Records. Fez algumas participações em séries e chegou a fazer turnê com o musical “Ain’t Misbehavin’. Em 2010, ele fez uma série de shows com Clay Aiken, segundo colocado da temporada. (Os dois primeiros álbuns de Clay foram muito bem de vendas-melhores que os de Ruben- e ele chegou a fazer uma peça na Broadway, mas não voltou a emplacar nada.)

Season 3- Fantasia Barrino: Lançou três álbuns de sucesso desde que venceu o “Idol” em 2004. Como atriz, ela estrelou o musical ” The Color Purple”, que foi sucesso de crítica e público. Em 2008, teve um tumor nas cordas vocais. Em 2010, a vida pessoal de Fantasia passou a chamar mais atenção que seu trabalho: ela tentou suícidio, foi acusada de se envolver com um homem casado e perdeu o papel principal de um filme depois que engravidou. Fantasia deu à luz um menino em 2011, fruto de seu relacionamento com Antwaun Cook, que-como provado na justiça- já estava separado quando começou a se relacionar com ela . Recuperada, ela declarou estar de volta ao estúdio em 2012.  (Jennifer Hudson ficou em sétimo lugar nesta temporada, mas é SUCESSO! Seus dois álbuns venderam muito bem e ela tem Oscar, Globo de Ouro e Grammy na estante de casa. Uma das ex-Idols mais bem sucedidas.)

Season 4- Carrie Underwood: É provavelmente a vencedora mais bem-sucedida da história do programa. Carrie vende CD como ninguém desde que venceu o programa, é dona de vários prêmios-incluindo 5 Grammys- e arrecadou cerca de US$66 milhões só com suas turnês! Suas músicas frequentemente estão em primeiro lugar nas paradas country. Como atriz, ela particpou do filme “Soul Surfer” e da série “How I Met Your Mother”. Em 2010, ela se casou com o jogador de hockey, Mike Fisher.

Season 5- Taylor Hicks: Você deve estar se perguntando: “QUEM?” Pois é. Taylor ganhou, mas não conseguiu fazer sucesso depois do programa. Seu primeiro single até chegou ao topo das paradas, mas não passou disso. Em 2008, ele perdeu o contrato com a gravadora mas estreou como ator no musical “Grease”, onde ficou por um ano e meio. Em 2009, ele lançou seu segundo álbum de forma independente e em 2011 abriu um restaurante.

*Adendo Season 5: Esta foi a temporada com o maior número de participantes bem-sucedidos. A segunda colocada foi Katherine McPhee, que atualmente é a estrela de “Smash”. Ela tem três álbuns e também fez uma participação em “Community”. Chris Daughtry, eliminado no Top 4, é um dos mais bem-sucedidos da história do programa: os três álbuns de sua banda são sucesso. Seu CD mais recente estreou em oitavo lugar na Billboard. Kelly Pickler, a sexta colocada, tem uma carreira country de sucesso.

Season 6- Jordin Sparks: É a única vencedora do “Idol” a ter seus cinco primeiros singles no Top 20 da Billboard, incluindo aí a música “No Air” (dueto com Chris Brown). Por causa do sucesso de seu primeiro álbum, ela abriu os shows da cantora Alicia Keys em 2008. Em 2010, ela saiu em sua primeira turnê solo pelos EUA e estreou na Broadway com o musical “In The Heights”. Em 2012, ela fará sua estreia nos cinemas em “Sparkle”, em que atuou ao lado de Whitney Houston.

david_cook_1170x658-210x2801_zpsaa468e07Season 7- David Cook: O roqueiro entrou por acaso no programa depois de acompanhar o irmão em um dos testes. Ele venceu o bonitinho David Archuletta com 56% dos votos e seu disco de estreia bateu recorde da Billboard a ter 11 músicas no Top 100. Apesar disso, ele deu uma sumida das paradas de sucesso depois. David continua fazendo música e shows e lançou um novo single em 2013. Em 2014, ele reapareceu como mentor no “American Idol”.

Season 8- Kris Allen: Ele ganhou a edição mais controversa do “Idol”. Todos esperavam a vitória de Adam Lambert e funcionários da AT&T foram acusados de facilitar a votação no estado natal de Allen. Seu álbum de estreia foi o mais fraco em vendas entre os vencedores do “Idol”. Em 2010, ele fez uma turnê solo pelos EUA e abriu para bandas como Maroon 5 e Lifehouse. Em maio de 2012, ele lançou seu segundo álbum “Thank You Cammelia”. (Adam não ganhou, mas se deu bem melhor que Allen. Seu disco de primeiro disco estreou em terceiro na Billboard e ele saiu em turnê mundial logo depois. Em 2011, ele cantou com o Queen num especial do MTV EMA e fez tanto sucesso que se juntará ao grupo em uma série de apresentações e 2012.  Em maio de 2012, ele lançou seu novo CD, “Trespassing”.

Season 9- Lee Dewyze: Sem dúvida, a temporada mais sem graça do programa. Nem Lee nem Crystal Bowersox fizeram sucesso depois do programa. Ele fez um pequena turnê de 19 shows nos EUA em 2010 para promover seu álbum “Live It Up”. Em 2011, a gravadora anunciou o fim do contrato. (Crystal lançou seu primeiro álbum em 2010, mas não fez sucesso. Em 2011, ela ficou sem gravadora. Atualmente, ela está trabalhando em seu segundo álbum.)

Season 10- Scotty Mcreery: Seu primeiro álbum, “Clear as Day”, estreou em primeiro lugar na Billboard e ele já vendeu mais de um milhão de cópias do CD. Seus dois singles lançados até agora chegaram ao Top 20. Em 2012, ele abriu a turnê do cantor country Brad Paisley e se prepara para entrar na universidade,  ele estudará na Universidade da Carolina do Norte. (Lauren Alaina, a segunda colocada, teve seus dois primeiros singles no Top 30 e seu álbum chegou a ficar em segundo lugar na parada country. Em 2012, ela abre os shows da turnê do grupo Sugarland.)

philipSeason 11- Philip Philips: Sua primeira música de trabalho, “Home”, fez sucesso e vendeu mais de três milhões de cópias e foi usada como tema de anúncios, séries, programas de TV e para a cobertura das Olimpíadas de 2012 pela NBC. Seu álbum de estreia, “The World from The Side of the Moon”, foi lançado em novembro de 2012 e estreou em quarto lugar na Billboard. Ele fará turnê com o grupo Matchbox 20 em 2013.

Anúncios

Sobre Tati Regadas

Jornalista, viciada em séries e cultura pop.

Publicado em 23/05/2012, em música, por onde anda?, séries, televisão e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Eduardo Lazaro

    Legal a postagem!!

  2. ai, quem fez essa postagem é muito esquecido, o q eu mais queria ver é da setima temporada que foi o david cook e vcs pulam ele, colocam o vencedor da oitava temporada, kris allen como se fosse da sétima, decepção sahushaushuas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: