De volta para o futuro: A moda em Hollywood é fazer remakes

Se você gosta de cinema e costuma acompanhar as notícias vindas de Hollywood já deve ter percebido que a moda por lá agora é produzir remakes. Os filmes mais cotados para ganharem a “nova versão” são os que fizeram sucesso nos anos 80 e na enorme lista (sim, serão pelo menos 30 remakes!) das produtoras estão clássicos como “De volta para o futuro”, “Sexta Feira 13″,”A hora do pesadelo”, “Loucademia de polícia”, “Poltergeist”, “Robocop”, “Footlose” e “Karatê Kid”.

Além dos remakes de clássicos dos anos 80, os estúdios ainda se preparam para investirem em novas versões de “A primeira noite de um homem”, “Os pássaros”, de Hitchcock e “Viagem Fantástica”, que será produzido por James Cameron. As razões para tanto gosto pelos remakes são várias e a revista “Variety” listou algumas. São elas:

– Cerca de 30 anos depois do lançamento original de alguns filmes, há um novo público jovem pronto para receber estes filmes.

– Remakes, especialmente os de filme de terror, são mais baratos de produzir porque geralmente os estúdios contam com um elenco jovem e ainda iniciante na carreira cinematográfica. Como, por exemplo, o ator Kellan Lutz (o vampiro Emmett de “Crepuscúlo”) em “A hora do pesadelo”.

-Filmes que antes não puderam se desenvolver completamente na parte de efeitos especiais podem ganhar um visual completamente novo e mais atraente.

-Sequências geralemente faturam 30% a menos que o filme original, por isso faz mais sentido começar a produzir um filme do zero dando uma nova cara e tornando-o mais atraente ao públcio alvo. Um remake parece mais novidade do que uma continuação.

Além destes fatores, personagens fortes no imaginário do público como os heróis das HQs, James Bond e até mesmo Godzilla sempre chamam atenção. Com novos enfoques, algumas franquias conseguem ter sucesso com um novo público e, no caso de personagens como Batman e Bond, até mesmo com seus antigos fãs.

Eu costumo fazer cara feia para remakes porque em sua maioria eles são apenas novos filmes que lembram muito de longe o filme original e só se apoderam do nome para atrair atenção. Porém, como deu para perceber na reportagem da “Variety”, os estúdios não estão nem um pouco preocupados com nossa memória afetiva e estão mandando ver nas filmagens. É esperar (ou rezar) para ver se algo de bom sai destas novas versões. Eu tenho muitas dúvidas, mas vai que alguém tem uma ideia genial em algum momento e consegue reverter essa história?

Anúncios

Sobre Tati Regadas

Jornalista, viciada em séries e cultura pop.

Publicado em 21/04/2010, em cinema, filme e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: